Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Mais de dois mil templos cristãos serão demolidos na França
04/04/2021 10:19 em Mundo Cristão

Mesquitas serão construídas em parte dos terrenos

Segundo um relatório do Senado francês, 2.800 templos serão demolidos na França, muitos deles com séculos de idade. A decisão foi tomada por que os custos de restauração são maiores que o custo de demolições.

Em 2013, por exemplo, a Igreja de São Jacques, em Abbeville, edificada em 1868, foi demolida a um custo total de €350.000. Esse valor é menor que orçamento da reforma. Como o número de fiéis diminuiu muito nas últimas décadas, ela estava praticamente abandonada.

Para muitas cidades na França, a falta de interesse e o alto valor dos terrenos onde os templos foram edificados simplesmente não justificam o investimento em restauração. Desde 2007, quando a decisão foi tomada, várias igrejas foram substituídas por shoppings, lojas, prédios de apartamentos ou estacionamentos.

A recente invasão da igreja de Santa Rita, em Paris, que culminou na expulsão do padre e dos fiéis que estavam realizando uma missa no local, reascendeu o debate. O terreno fora vendido e os novos donos precisavam do prédio no chão.

A deputada Marine Le Pen comprou a briga, afirmando que ao invés de destruir uma igreja, o governo deveria “demolir as mesquitas dos radicais”. Ela agiu como porta-voz de um fator que não é levado em conta pela maior parte da mídia. Parte dos terrenos estão sendo vendidos para grupos islâmicos, que construirão mesquitas no local.

De fato, centenas de novas mesquitas são construídas a cada ano na Europa. Elas acomodam centenas de milhares de novos muçulmanos, sejam eles nascidos em solo europeu ou imigrantes recém-chegados. Dependendo da legislação do país, muitas vezes as edificações recebem dinheiro do governo.

Situação é a mesma em outros países

A Igreja da Inglaterra, conhecida como episcopal anglicana no resto do mundo, possui 16.000 igrejas no Reino Unido. Com o cristianismo entrando em declínio, a exemplo da maior parte da Europa, a opção administrativa foi fechar pelo menos 2.000 templos.

Nesses locais, reúnem-se regularmente menos de dez fiéis. A maioria é idosa e as ofertas são poucas e esparsas. Isso inviabiliza os custos de manutenção. A opção é transformá-las em “igrejas de feriado”, que só abrem nas semanas do Natal e da Páscoa, quando muitos cristãos nominais procuram alguma igreja por hábito.

Um programa de financiamento do governo, através do England Arts Council, está querendo dar outros destinos aos prédios que pertencem à Igreja oficial do país. Os espaços podem ser alugados para uma ampla gama de eventos e atividades, incluindo conferências, recepções de casamento, eventos de caridade, filmagens e feiras de emprego.

O jornal The Guardian relata que 394 templos cristãos estão “disponíveis” para serem remodelados, reformados e usados para outros fins. Em alguns casos, foram remodelados e transformados em mesquitas.

Nas duas últimas décadas, na Alemanha, mais de 350 igrejas foram fechadas. Agora, o projeto do conhecido político esquerdista Joaquim Reinig pretende “integrar mais rapidamente” os milhares de imigrantes islâmicos que chegam à Europa todas as semanas. Segundo a proposta, as igrejas cristãs deveriam ser demolidas, para que mesquitas sejam construídas nos mesmos espaços.

O discurso de Reinig, pautado pela ideia de multiculturalismo, é baseado em um relatório de 2013 que ele ajudou a preparar, que identificava uma “necessidade urgente” para a construção de mesquitas na região.

Segundo o senado de Hamburgo, que também produziu um relatório sobre o tema, o ideal seria uma “mesquita em cada bairro”. A principal justificativa para isso é o importante “trabalho comunitário” promovido por elas.

Fonte: http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/35292/mais-de-dois-mil-templos-cristaos-serao-demolidos-na-franca-.html

 

...

Radio Mensagem da Cruz

Jornalismo e Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
#PODCAST #10_CONVERSA DAS 11_Casamento e Familia (por Bruno e Cris Barroso do Ministério Compromisso Precioso)
#PODCAST #9_CONVERSA DAS 11_Entrevista com o cantor Leo Jundi (Sua historia; Seu testemunho de Fé; Seus Ttrabalhos antigos e novos)
#PODCAST #8_CONVERSA DAS 11_Violêcia Infantil (por Sara Flor di Maio - Conselheira Tutelar)
#PODCAST #7_CONVERSA DAS 11_Suicídio (por Dra Luciana Inocêncio, Pr Lecy Kaizer e Pr Urias Jr)
#PODCAST #6_CONVERSA DAS 11_Apostasia ( por Maristela Gandra, Bruno Barroso e Pr Lecy Kaizer)
#PODCAST #5_CONVERSA DAS 11_CORONAVIRUS: Vida Pós-Pandemia (Analises de pastores convidados)
#PODCAST #4_CONVERSA DAS 11_CORONAVÍRUS: Quarentena e Autismo (com a Dra Simone Bahiense-Psicopedagoga
#PODCAST #3_CONVERSA DAS 11_CORONAVIRUS: #JejumNaciona #IgrejaJudaizada #UniãoDeLideranças (OPINIÃO: Pr Walace Coelho)
#PODCAST #2_CONVERSA DAS 11_CORONAVIRUS: Confinamento e suas Consequências (com a Dra Danielle Botelho-Psicologa)
#PODCAST #1_CONVERSA DAS 11_CORONAVIRUS_#Juizos #VoltaDeJesus #Exclusivismo #TeologiaDoMedo (OPINIÃO: Pr Walace Coelho)
#ENTREVISTA #5_Maristela e Ariston Gandra-Ministério Vale de Baca (ASSUNTO: Alem do Câncer)
#ENTREVISTA #4_Dayane Teixeira-Especialista em desenvolvimento humano (ASSUNTO: Desenvolvimento Pessoal)
#ENTREVISTA #3_Jaquelyne Lima-Empresaria (ASSUNTO: Câncer de Mama)
#ENTREVISTA #2_Dra Danielle Botelho-Psicologa (ASSUNTO: Realização Pessoal)
#ENTREVISTA #1_Dra Carla Bravim-Psicanalista (ASSUNTO: Depressão)