Os corpos de oito líderes cristãos foram encontrados numa vala comum em uma área rural do município de Calamar, em Guaviare, Colômbia, nesta terça-feira (1º). As vítimas, oriundas de Arauca, realizavam trabalho humanitário e evangelizavam naquela região quando desapareceram.
Segundo o Ministério Público, elas foram convocadas em abril por dissidentes das FARC, especificamente pela Frente Armando Ríos, sob ordens do vulgo Iván Mordisco. Acredita-se que o crime tenha sido cometido como objetivo bloquear o suposto surgimento de uma célula do ELN, no entanto as autoridades não encontraram indícios de vínculos entre as vítimas e os guerrilheiros.
A descoberta foi possível devido à captura, em maio, de um guerrilheiro cujo celular continha fotografias dos líderes detidos e, posteriormente, do crime. As vítimas foram identificadas como: James Caicedo, Óscar García, Máryuri Hernández, Maribel Silva, Isaid Gómez, Carlos Valero, Nixon Peñaloza e Jesús Valero. Eles eram membros dos conselhos evangélicos Alianza de Colombia e Cuadrangular.
A Confederação Evangélica da Colômbia (CEDECOL) emitiu um comunicado expressando repúdio e solidariedade às famílias afetadas e às comunidades cristãs.
“Pedimos orações pela paz e consolo a essas famílias; elevamos uma voz firme de clamor e exigência às autoridades para que esses crimes não fiquem impunes, que as investigações avancem rapidamente e que sejam dadas garantias reais para a proteção da vida e da integridade daqueles que exercem a liderança espiritual nas regiões mais vulneráveis do país”, diz o comunicado.
Fonte: com informações: Christian Post
RMDC
Jornalismo e Divulgação