https://public-rf-upload.minhawebradio.net/69934/slider/a6a5bb131c91d0dbfb4a90baa200769b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/69934/slider/bdb98809f77c74b970b972fbed48d11b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/69934/slider/2b1cd082987fd02f209b1fe77e12f3b0.png
Muitos pastores estão cansados, sobrecarregados e solitários em meio à pandemia
03/06/2020 19:02 em Editoriais

Pesquisa do Instituto Barna analisa situação de pastores.

No mais recente episódio do ChurchPulse Weekly, programa do Instituto Barna, os co-anfitriões Carey Nieuwhof e David Kinnaman juntaram-se Tish Harrison Warren e John Mark Comer para discutir como está o comportamento dos pastores em meio à pandemia de coronavírus.

As questões pesquisadas foram sobre como os líderes da igreja estão se sentindo agora, em termos de seu bem-estar, saúde mental e vocação, e também o jeito de seguirem as diretrizes do governo para a reabertura de suas igrejas nos Estados Unidos.

Cansados, mas olhando pelo lado positivo

Com diretrizes de distanciamento social em vigor há mais de dois meses, os líderes religiosos, como tantos outros, estabeleceram novas rotinas no que diz respeito ao trabalho e à vida cotidiana e algumas destas mudanças têm tido um impacto no seu bem-estar.

Três em cada 10 pastores (31%) dizem que são atualmente os que mais lutam com o seu bem-estar emocional, enquanto um quarto (26%) diz isto sobre o seu bem-estar relacional.

Quando se trata de bem-estar emocional, existem tendências tanto positivas como negativas.

Apesar das perturbações, mais de metade dos pastores (55%) sentiram-se em primeiro lugar, felizes, na última semana, sendo que outras emoções favoráveis também surgem (36% agradecidos, 26% otimistas, 16% satisfeitos).

Outra metade (51%) admitiu que estava cansada. Dois em cada cinco dizem que se sentiram principalmente exaustos (41%), tristes (41%) ou em pânico (39%) na semana passada. Outras emoções menos sentidas incluem a sensação de impotência (17%), raiva (16%) ou indiferença (5%). No entanto, há alguns sinais de que os líderes podem estar recebendo apoio; mais de um terço das pessoas sentiram que foram ajudadas (37%) ou que foram fortes (35%).

Tish Harrison Warren, pastor e autor anglicano, observa: “O sentimento de exaustão e frustração é muito real neste momento… Esta não é a maneira que trabalhamos no ministério. Os seres humanos não devem viver assim. Mas agora precisamos que seja assim, para amarmos bem o nosso próximo”.

“Em tudo isto, temos de compreender que estamos sentindo os efeitos da queda”, continua Warren. “Estamos sentindo o que está errado com o mundo. Não me surpreende que isso seja cansativo e difícil emocionalmente. Penso que o verdadeiro desafio para os pastores vai ser não fugir à realidade, ou fingirem que está tudo bem, mas em vez disso, aprenderem realmente a entrar no luto e no seu limite”.

Maioria se sente sobrecarregada, e um em cada cinco sentiu-se sozinho

Tendo uma visão mais longa de algumas das emoções provocadas pela pandemia, a maioria dos pastores (68%) diz ter-se sentido sobrecarregado “regularmente” nas últimas quatro semanas (21% “frequentemente”, 47% “por vezes”), um testemunho do efeito que a crise tem nas decisões dos líderes eclesiásticos.

Um quarto (23%) diz ter tido este sentimento “raramente”, enquanto um em cada 10 (9%) diz ter conseguido evitar essa sobrecarga durante esse tempo.

A distância social talvez tenha alcançado mais da metade dos líderes da igreja (52%), que admitem ter-se sentido sozinho no último mês (17% “frequentemente”, 35% “por vezes”). A outra quase metade expressou que se sente só “raramente” (28%) ou “nunca” (20%).

Talvez alguns destes líderes solitários também estejam presentes entre os 15% que dizem não ter um confidente neste momento. Felizmente, 85% dos líderes da igreja têm alguém com quem se sentem à vontade para partilhar os seus sentimentos e histórias pessoais.

“Fazer uma entrevista via podcast ou conversar [pelo Zoom] funciona muito bem”, comenta John Mark Comer, autor e pastor de Ensino e Visão na Igreja Bridgetown em Portland, Oregon.

“Mas confessar o pecado, carregar o fardo um do outro, intuir emocionalmente onde a outra pessoa está, ouvir da parte de Deus para outra pessoa, é realmente um desafio [fazer isto digitalmente]”.

Comer conclui: “Claro que Deus está nisto e Ele é gracioso e bondoso, mas acho que há aí um esgotamento. Estamos ansiosos por relacionamentos. Somos um povo que se reúne e eu sinto muita falta disso”.

Mais confiante na sua vocação hoje do que quando entrou no ministério

Tendo em conta a situação emocional e mental dos pastores, estarão eles a sentir-se desencorajados no seu papel de líderes da igreja?

O Instituto Barna comparou o quão confiantes os pastores dizem que estão em seu chamado atualmente versus quando entraram no ministério pela primeira vez, e depois analisou mais profundamente estes resultados à luz das respostas compartilhadas pelos pastores em pesquisas anterior do órgão feita em 2016.

Atualmente, 32% dizem estar mais confiantes na sua vocação agora do que antes; em 2016, esta percentagem foi quase duplicada (66%).

Neste momento, metade dos pastores (52%) dizem sentir o mesmo nível de segurança na sua vocação que quando começaram a trabalhar no ministério, uma percentagem que tem registrado um grande aumento desde 2016 (31%).

E enquanto apenas 3% dos pastores em 2016 estavam menos confiantes na sua vocação do que antes, esta percentagem situa-se atualmente nos 14%.

“Em 2016, dois em cada três pastores afirmaram sentir-se mais confiantes no seu ministério do que quando começaram a trabalhar”, afirma Kinnaman. “Mas hoje, apenas um em cada três pastores sente esse nível de energia, entusiasmo e sentimento de confiança no que Deus os chama a fazer”.

Embora existam muitos fatores que podem ter impacto no sentido de chamada e certeza destas duas amostras de pastores em dois períodos diferentes, Kinnaman observa, que “este é um momento louco e desconcertante, e penso que não há problema em reconhecermos que isto teve definitivamente um enorme impacto na psicologia dos líderes da igreja, na saúde emocional, no sentido de Deus trabalhar em nós e através de nós”.

Em conflito para liderar as igrejas a agirem em conformidade com as orientações

A maioria dos pastores (89%) concorda que “como líder da igreja, é importante para mim liderar pelo exemplo e seguir todos os regulamentos e recomendações do governo local / nacional relativamente à pandemia da covid-19” (36% concordam fortemente, 53% concordam um pouco).

No entanto, além disso, pouco mais da metade (54%) concorda que “como líder da igreja, é mais importante que eu faça o que é melhor para a minha igreja, mesmo que isso signifique ir contra o que os funcionários do governo local / nacional estão dizendo” (14% concordam fortemente, 40% concordam de certa forma).

No webcast “Cuidar das almas numa nova realidade”, especialistas discutiram os conhecimentos e desconhecimentos em que a Igreja deve navegar no início desta nova e complexa década.

Os pesquisadores e convidados especialistas da Barna apresentaram descobertas relacionadas com o florescimento humano, a prosperidade organizacional e a liderança eficaz, concentrando-se principalmente em três coisas que os líderes da Igreja podem fazer, pois cuidam das almas confiadas à sua liderança:

Reiniciar: Que cultura e tendências de fé surgiram como resultado da pandemia?

Refocar: Como podemos alavancar a paisagem digital para fazer discípulos resilientes?

Restaurar: Como é que Deus nos formando para sermos mais humildes, resilientes e dependentes d’Ele?

Fonte: https://www.gospelprime.com.br/pastores-cansados-sobrecarregados-solitarios-pandemia/

...

Radio Mensagem da Cruz

Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!