A China está a caminho de dominar mais de 50% da produção mundial de robôs humanoides ainda este ano, avançando em mais um setor estratégico da inteligência artificial e automação, segundo relatório recente divulgado pela Leaderobot e outras nove instituições.
O estudo prevê que o país produzirá mais de 10 mil unidades em 2025, com receita de vendas atingindo 8,24 bilhões de yuans (US$ 1,14 bilhão). Com a queda nos custos e o amadurecimento do ecossistema, a indústria de robôs humanoides está prestes a sair dos projetos-piloto para a comercialização em larga escala -- um caminho "semelhante ao rápido desenvolvimento da China no mercado de veículos elétricos", diz o relatório.
Um exemplo recente desse avanço ocorreu em março, quando a UBTech Robotics, fornecedora de robótica para a montadora Dongfeng Liuzhou Motor, anunciou que 20 robôs humanoides industriais serão implantados na montadora, começando neste primeiro semestre de 2025.
Para Wang Tianmião, diretor honorário de robótica da Universidade de Beihang, o aumento nos investimentos reflete tanto as forças de mercado quanto a estratégia nacional.
RADIO MENSAGEM DA CRUZ
Jornalismo e Divulgação